O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, retirou nesta segunda-feira (1) o sigilo que havia imposto aos autos da Reclamação (RCL) 43007 que deu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acesso aos arquivos da Operação Spoofing. Os arquivos integram ação penal em curso na Justiça Federal.

A operação investiga a invasão feita por hackers nos dispositivos eletrônicos de autoridades integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato, como o ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol.

Conforme o Terça Livre noticiou, no último dia 5 de janeiro Lewandowski determinou que o juiz Gabriel Zago Capanema Vianna de Paiva desse à defesa de Lula o acesso às mensagens.

A permissão foi dada no dia 28 de dezembro. No entanto, na data, o juiz plantonista da 10ª Vara, Waldemar Cláudio de Carvalho, descumpriu a determinação alegando que a ordem não entrava em medida de urgência, fazendo com que o ministro precisasse endossar sua determinação duas vezes até que ela fosse seguida.

Nos autos da primeira reclamação, Lewandowski já havia determinado que o juízo da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal assegurasse o compartilhamento das mensagens apuradas pela operação que diziam respeito a Lula, direta ou indiretamente, e as que tenham relação com investigações e ações penais contra ele movidas na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira, afirmou a assessoria de imprensa do STF.

Os dados em questão poderão ser usados no julgamento de habeas corpus que discute se o ex-juiz federal Sérgio Moro agiu com parcialidade ao condenar Lula no processo do triplex do Guarujá.

A defesa do ex-presidente acredita que uma decisão favorável, que resultaria na anulação da condenação, pode ajudá-lo a torna-se elegível novamente para a disputa presidencial em 2022.

Fonte: Terça livre

Um comentário em “Lewandowski retira sigilo de mensagens que Lula teve acesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s